Páginas

Imagem estudio

Imagem estudio

"Minhas criações não são protagonistas. Elas se encaixam em qualquer lugar. Não faço peças extravagantes, daquelas que você precisa montar o ambiente inteiro em função delas. Meu design é direto."

ESTEVÃO TOLEDO

quarta-feira, 11 de maio de 2011

"Ready-made"/ Estevão Toledo/ Estante "CEASA"


Obra de 1913/ Marcel Duchamp.
No dicionário da língua portuguesa “ready made” refere-se às artes plásticas; “objeto comum, retirado do seu contexto habitual e tratado como um objeto artístico.”, o que traduz muito bem a instalação interpretada por Marcel Duchamp em 1913 em que usou uma roda de bicicleta fixa a um banquinho. Dadaísta, Duchamp abandonou em 1915 a pintura, rompendo com a forma artesanal de execução da arte, uma vez que se apropriou de algo produzido industrialmente, com finalidade prática e não artística, e os elevou à categoria de arte. A obra de Duchamp é considerada a primeira do movimento, influenciando assim toda a arte contemporânea. 

A expressão se refere especialmente aos objetos que não sofreram transformação formal. Na qualidade de objetos assim permanecem, sendo modificados apenas na forma de aplicação, vertente por onde é impressa a idéia do artista. Portanto o conceito do “ready made” não se refere ao trabalho de arte em si, mas a idéia por trás da instalação. A ênfase é colocada no autor quanto a sua idéia e não à maneira com que confecciona a arte. 

Tendo isso como ponto de partida propomos neste "post" incentivar o uso do conceito "ready made" no dia a dia, como forma de exercitamos nosso lado "designer". Qualquer objeto serve como matéria prima, até mesmo caixas de transporte de frutas e verduras.  


Triagem das caixas usadas para verduras e frutas nos arredores do CEAGESP/ Foto: Estevão Toledo.

Estas são separadas após o uso e revendidas. A triagem é feita nos muros do CEAGESP, as caixas custam R$5,00 cada e são vendidas aos comerciantes do próprio entreposto ou para quem quiser comprar. 


Caixas empilhadas prontas para serem revendidas/ R$5,00 cada/ Foto: Estevão Toledo.

Neste "living" a idéia de Estevão Toledo foi simplesmente pintar as caixas de amarelo e empilhar-las. A estante apelidada de estante "CEASA" compõem o ambiente como peça do mobiliário, ao lado de sofá da Firma Casa, mesa lateral "IPANEMA" em laca branca e pau ferro, poltrona "Palafita" em Jequitibá Rosa, mesa "Degraus", luminária "1969" em acrílico vermelho, todos de Estevão Toledo e quadro André Diniz, Urban Arts.  


Living com estante "CEASA", instalação "Ready made"/ Estevão Toledo/ Foto: Pamela Caszely. 


As caixas foram pintadas com tinta amarelo real da Suvinil e colocadas uma sobre a outra, o toque contemporâneo fica por conta dos objetos selecionados para a estante, capacete de Fábio Diniz, Rock`n Cycles e cerâmica de Pablo Zabal. 


Estante "CEASA", exemplo "ready made"/ Estevão Toledo/ Capacete/ Fábio Diniz da Rock`n cycles/ Foto: Pamela Caszely. 


O que vale é a idéia/ caixas empilhadas/ Estevão Toledo/ Foto: Pamela Caszely. 

Abaixo seguem algumas outras idéias garimpadas com caixas de madeira usada. Divirtam-se!




6 comentários:

  1. Boa Estêêêê!!! capacete Rock 'n Cycles saiu muito bem na foto!!! Mas oque ficou bom mesmo foi a producao da foto com suas inspiracoes! Congrats!!!

    ResponderExcluir
  2. Rock´n cycles sempre sai muito bem na foto, por que será né?!!! Acho que é pq tudo é feito com muito carinho e atenção, reflexo das coisas produzidas de forma artesanal, uma a uma. Vê temos nossas semelhanças .... Valeu parcero, vamo que vamo!!! Abraxxx Estê.

    ResponderExcluir
  3. quem diria que uma simples caixa de madeira tem tanta utilidade.
    Este estante ficou muito bonita na Sala. Gostei muito, Parabens.
    Beijo
    maíra

    ResponderExcluir
  4. Adorei o capacete e as caixas de madeira!!!!
    Acredita que o comentário de vocês sumiu do meu blog? Acabei de reparar que o do Fabio sumiu daqui também....bjoss

    ResponderExcluir
  5. Mairítias... que bom saber que vc gostou!!! Boa pria, ainda bem que vc gostou!!!! Muito obrigado e muita sorte hoje lá!!!!! Beijosss Tê.

    ResponderExcluir
  6. Mari!!! Que bom receber um recadinho seu!!!heeeeee!! Claro que acredito que o comentário sumiu, achei primeiro que tiha escrito algo sem noção, mas depois vi que sumiu meu comentário no blog RNC e sumiu meus comentários daqui também... Um bug geral!!! O capacete é bonito pra capaceta, né!!!! Eu também achei que ficou o máximo na estante, o Fabio só faz coisas lindas, estaos esperando ansiosos as novidades Rock´n Cycles!!!
    Um beijo grande, Estê.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...