Páginas

Imagem estudio

Imagem estudio

"Minhas criações não são protagonistas. Elas se encaixam em qualquer lugar. Não faço peças extravagantes, daquelas que você precisa montar o ambiente inteiro em função delas. Meu design é direto."

ESTEVÃO TOLEDO

sexta-feira, 11 de março de 2011

Luminária "TRONCO"/ ESTEVÃO TOLEDO


Fazenda RIOPEC/ Plantação de Teca/ Foto: Maressa Vilela

A idéia de Estevão Toledo para Luminária “TRONCO” nasceu da vontade da proprietária da fazenda de reflorestamento, de se aproveitar as sobras da primeira poda de desbaste da plantação de Teca, no Mato Grosso. Os desenhos nascem a partir do próprio material, pois a prioridade é dar um fim à madeira que seria descartada, como a madeira é jovem, seu melhor uso acaba sendo na aplicação de peças leves. 

Croquis/ Luminária "TRONCO"/ Estevão Toledo

A fazenda tem mais de 40 anos e mantém suas florestas nativas intocadas há mais de 20 anos. Entre 2003 e 2004 foram plantadas 60 mil árvores e no ano de 2009 foi feito o primeiro desbaste. O ciclo completo do reflorestamento compreenderá 4 desbastes num horizonte de 20 a 25 anos. A Teca é uma madeira exótica, de origem Asiática, que chegou ao Brasil há aproximadamente 35 anos, mas apenas nos últimos 15 anos começou a ser plantada em larga escala.

Fazenda RIOPEC/ Troncos de Teca/ Foto: Maressa Vilela.

O resultado é uma linha de luminárias que apresenta a Teca em dois modelos acompanhados de várias versões de cúpula, feitas artesanalmente em pergaminho pespontado em couro cru ou Plissé.

Luminária "TRONCO"/ Estevão Toledo/ Foto: Pamela Caszely

Luminária "TRONCO" segmentada/ Estevão Toledo/ Foto: Pamela Caszely

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...