O ano de 1969 foi marcado por vários acontecimentos relevantes no planeta. O Brasil e o mundo se preparavam para uma nova década. Neste ano o Brasil fechou a tampa da panela de pressão e deu-se o inicio dos “Anos de Chumbo”, com a implantação do AI-5 período mais repressivo da ditadura militar, resultando na mais ardente luta contra o pensamento livre. Mas o cenário pessimista não impediu que o Tropicalismo e a Jovem Guarda pudessem florescer.
Detalhe da cúpula/ Luminária "1969"/Estevão Toledo/Foto: Pamela Caszely |
Como mentira, a humanidade na pessoa de um único homem dá um passo para o futuro, pisando por primeira vez na Lua, fazendo com que todos possam acompanhar pela TV a transmissão do feito, ainda que por muitos até hoje houvesse sido uma montagem. Era o anúncio tímido da globalização que hoje vivemos.
Ambientação/Estevão Toledo estúdio/Luminária "1969" em ação. |
O 1969 também foi o ano do “sexo, drogas & rock n roll” em Woodstock, período em que a sociedade norte-americana vivia a guerra do Vietnã e os conflitos raciais, que embebida no seu desejo de liberdade gerou o forte movimento de contra cultura na figura dos hippies.
Luminária "1969"/Estevão Toledo/Foto: Pamela Caszely |
A Luminária “1969” é a manifestação do ambiente frenético e criativo das grandes mudanças de 69, onde a onda dos acontecimentos avançava rapidamente e sem direção definida. Gerando as ações que causariam reações sem precedentes na década vindoura mais instigante: ANOS 70.
Boa Esteeeeeee!!!!......Rock 'n Roll!!!!!! Keep Rockin' Broooou!!! Always!
ResponderExcluir