Le Corbusier - Arquiteto Franco Suiço Nacionalista: A favor da linha reta.
"A curva é cansativa, perigosa e funesta, possui um verdadeiro efeito paralizante... A estrada é curva, resultado arbitrário, fruto do acaso, descuido de uma ação puramente instintiva. A estrada retilinia é uma resposta a solicitação, é fruto de uma intervenção precisa, de um ato de vontade, um resultado atingido com plena consciência. É algo util e belo..."
 |
Unidade de habitação - Marselha, França, Le Corbusier |
Oscar Niemeyer é brasileiro, e como tal melhor caracterizando mestiço, pois em suas veias conflui sangue árabe, espanhol e alemão. Eis portanto sua declaração sobre o mesmo campo:
"...Não é o ângulo reto que me atrai, nem mesmo a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual.... De curvas é feito todo o universo, o universo de Einstein."
 |
Museu de Arte Contemporânea de Niterói-Rio de Janeiro, Oscar Niemeyer |
"Sentado num sofa na sala de espera entre Le Corbusier e Niemeyer..."
Temia de forma equivocada com a idéia de que minha LIBERDADE estaria profundamente comprometida caso aparecesse a figura de um chefe, acionistas ou publico alvo, e que para nós desenhadores independentes era dado o privilégiado de desfrutar e se gabar desta tal sonhada LIBERDADE, falo aqui daquela absolutamente livre. Porém é impossível não despertar ao fato de que estamos presos entre Le Corbusier e Niemeyer, entre a linha reta e a linha curva, tudo esta determinado entre estas duas formas de expressão.
É difícil reconhecer que assim como para a grande maioria mortal, o mesmo acontece também para nós artistas criadores, tendo que aceitar que este ideal chamado LIBERDADE é um farsante, e que de fato é apenas mais uma ilusão de nossas vaidosas almas.
Quando nos damos conta que nossas expressões artisticas estão localizadas apenas num instante entre RETA e CURVA dolorosamente somos reduzidos a ponto de nos reconhecermos como apenas mais um entre tantos na multidão, a antiga LIBERDADE é substituída e melhor ajustada para a LIBERDADE DE ESCOLHA, que pode ser vista pelas infinitas possibilidades de combinação existentes entre a reta e a curva, e através do resultado sermos reconhecidos de forma individual, em outra palavra a idiossincrasia.